noComentários

Sótão ou porão: Quais as diferenças e como utiliza-los?

Nesse post “Sótão ou porão:  Quais as diferenças e como utiliza-los?”, você vai entender as características que fazem com que esses dois espaços sejam únicos, além da sua importância quando pensamos em organização e espaço.

Sendo assim, juntamente com a imobiliária FN Imóveis em Balneário Camboriú separamos algumas informações importante para que você possa entender melhor como esses cômodos funcionam e o que podemos fazer com eles.

Sótão ou porão:  Quais as diferenças e como utiliza-los?

Por mais que esses espaços não sejam muito comuns em construções no Brasil, nos últimos anos eles começaram a se popularizar uma vez que os mesmos proporcionam maior praticidade principalmente quando bem aproveitados.

Principalmente para quem tem uma família maior, esses espaços são uma excelente alternativa para manter a casa organizada uma vez que podem ser ambientes para a organização de muitos objetos que não são utilizados frequentemente.

Para que você saiba as diferenças dos mesmos e também como utilizá-los, separamos algumas informações sobre esses dois cômodos, além das vantagens que eles proporcionam.

Confira!

Diferenças entre os dois

É muito comum que se tenham dúvidas em relação as diferenças entre um sótão e um porão, por isso é importante que você entenda quais são as características e diferenciais dos dois.

Sendo assim, podemos dizer que a principal diferença diz respeito ao fato de que o sótão fica na parte de cima da casa, já o porão é um espaço que se localiza na parte de baixo da residência.

Dessa maneira, se por exemplo você decidir que a sua casa terá um sótão, na hora de você construir o mesmo é importante atentar-se ao conserto do telhado, de maneira que evite que ao chover a água entre no ambiente.

É importante atentar-se também ao tipo de iluminação que será investido, além do fato de que poderá haver infiltrações, ou também em relação ao nível de umidade do ambiente.

De maneira mais específica, podemos dizer que as diferenças entre o sótão e o porão são relacionadas à:

  • Umidade;
  • Altura;
  • Iluminação;
  • Fachada.

Dependendo do lugar onde você vive, é ideal o sótão, uma vez que se ficar próximo a rios ou mares, a tendência é que a umidade aumente no ambiente.

Mas caso você more em um local mais elevado ou que tenham uma frequência de grandes ventos, um sótão não é tão recomendado.

Caso por exemplo você queira um cômodo interessante para fazer uma grande economia na conta de energia, o sótão é ideal devido a facilidade de entrada de luz natural.

Outros aspectos muito importantes a ser levado em consideração é a fachada da casa, uma vez que caso você queira modificar, o sótão é ideal, porém se você quer manter o visual, uma boa alternativa é o porão.

Para que o sótão serve?

Agora que você entendeu as diferenças de ambos os cômodos, é importante que saiba para que o sótão serve.

Ele é um espaço que fica localizado na parte de cima do imóvel, sendo que possui uma estrutura particular, com paredes assimétricas e baixas, além de forro mais inclinado.

Ele a princípio foi criado como um espaço para guardar objetos que não são utilizados pelos residentes no cotidiano, porém, muitas pessoas começaram a utilizar o sótão como pequenas salas e até mesmo como quartos.

Para que o porão serve?

O porão também foi pensado para guardar objetos que não são utilizados de forma frequente pelas pessoas que moram na casa.

Normalmente em lugares que existem uma enorme probabilidade de furações, os porões são utilizados como abrigos.

Já no Brasil, como esses fenômenos não são comuns, os porões são utilizados realmente para que objetos sejam guardados.

Como utilizar um sótão

Você pode utilizar o sótão de diversas formas. Desde para servir de guarda objetos, até mesmo para fazer de quarto ou uma sala de jogos para que você possa se divertir no fim do dia.

Como utilizar um porão

O porão também pode ser utilizado anto como um lugar onde você possa organizar suas coisas de forma que não fiquem espalhadas pela casa ou também como um ambiente mais agradável.

Sendo assim, é possível fazer uma adega no seu porão, uma vez que por conta das condições é possível proteger melhor o vinho, ou até mesmo uma sala de cinema, caso você ache interessante.

Vantagens de ter um sótão decorado

Ao decorar um sótão você pode criar um ambiente personalizado, além de ter um espaço com bastante luz natural, ou até mesmo fazer um quarto extra para as suas visitas.

Vantagens de ter um porão decorado

Já, ao decorar um porão, é possível criar um espaço com uma adega de vinhos ou até mesmo uma sala de jogos para se divertir no fim do dia com a sua família.

Nesse post você conheceu as diferenças entre um sótão e um porão, além de algumas dicas de como decorá-los para que se tornem um ambiente agradável.

Responder

64 − = 62