noComentários

Quais as vantagens de comprar imóvel à vista?

Atualmente o Brasil está passando por um momento de altas constantes na taxa básica de juros, a SELIC e, como consequência, produtos como consórcios e financiamentos imobiliários estão mais caros. Dessa forma, o preço final de compras parceladas se torna maior, algo que não é interessante para nenhum consumidor. Nesse sentido, é comum que as pessoas que procuram apartamentos com a imobiliária optem pelo pagamento à vista, como cita a imobiliária de Bragança Paulista Poesia Imóveis em uma análise local.

Por mais que seja necessário juntas uma quantia relevante, o custo-benefício dessa alternativa é muito interessante. Entretanto, não são todas as pessoas que entendem muito sobre o assunto. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais são as vantagens de comprar imóvel à vista. Vamos lá?

Valor total reduzido

Uma das principais vantagens em comprar um imóvel à vista é que você irá pagar exatamente o quanto ele vale. Isso porque, em financiamentos, por exemplo, a taxa de juros faz com que você pague um preço muito maior ao final, visto que oferece a facilidade do parcelamento. Sendo assim, ao juntar dinheiro todos os meses para comprar o imóvel à vista, você garante uma economia significativa para seu bolso.

Maiores chances de descontos

Outro ponto importante é que na compra à vista, você tem maior poder de negociação, como vamos falar mais à frente. Sendo assim, é possível barganhar com o vendedor e até mesmo conseguir um bom desconto na compra. Afinal, para boa parte das pessoas, é melhor receber uma quantia de uma só vez, do que o valor parcelado. Então, explore mais esse argumento e converse com a imobiliária para te ajudar no assunto.

Proteger-se contra oscilações da economia

A SELIC é a taxa básica de juros de nossa economia e serve como piso para o cálculo de todas as alíquotas que são aplicadas em empréstimos, compras parceladas e financiamentos imobiliários. Além disso, alguns financiamentos possuem taxas que sofrem reajustes a cada mudança feita no país. Sendo assim, o valor dos juros pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Mas, por mais que exista a possibilidade de redução, esse não é um cenário que vemos acontecer por agora, visto que a SELIC está passando por altas constantes.

Portanto, ao optar pelo pagamento à vista, você não fica apreensivo com as oscilações da economia. Afinal, já terá pago tudo para o vendedor.

Maior poder de negociação

Além de conseguir descontos em sua compra, o poder de negociação com o pagamento à vista oferece outras possibilidades, gerando uma situação bastante favorável para negociar diferentes tipos de imóveis. Por exemplo, se você encontrar uma casa ou um apartamento que esteja abaixo do seu orçamento e outro que está somente um pouco acima, é possível negociar com o dono do apartamento maior, devido ao fato de que o pagamento será à vista.

Portanto, ainda que você tenha utilizado todo o orçamento, sendo que poderia ter economizado um pouco com o apartamento menor, a compra foi bastante positiva. Afinal, a metragem quadrada de imóveis amplos também reflete na valorização ao longo do tempo. 

Liberdade financeira

Por fim, mas não menos importante, ao comprar um apartamento à vista, você tem maior liberdade financeira. Afinal, como o imóvel foi quitado, você não precisa se preocupar com dívidas futuras e seu planejamento financeiro fica menos sujeito a imprevistos. Afinal, caso algo dê errado, você terá um patrimônio, que pode liquidar em pouco tempo. Mas, se tiver um financiamento para pagar e sofrer com algum problema, terá que arcar com essa dor de cabeça e ainda pagar o empréstimo.

Dicas para comprar imóvel à vista

Se você realmente deseja comprar um imóvel à vista, é fundamental ter uma reserva financeira bem estruturada. Ao contrário do que se pensa, contudo, ela não deve ter apenas o valor do imóvel, mas também uma quantia para sua reserva de emergência e outros fatores. Somente assim, estará completamente protegido.

Portanto, ao saber disso, você precisa dar início ao seu planejamento, traçando tudo o que precisa ser feito para atingir esse objetivo. Portanto, além de poupar e juntar dinheiro por um tempo, é interessante que você pesquise sobre investimentos, que podem te ajudar a alcançar o sonho mais rápido.

Mas, não se esqueça de que o imóvel precisa ser compatível com sua renda e realidade financeira. Caso contrário, você pode se frustrar, pois irá demorar muitos anos para alcançar o valor, ou ainda, nem mesmo chegar a alcançá-lo. Por isso, seja realista e estipule um valor adequado ao seu perfil, necessidades e orçamento.

Então, agora que você conhece as principais vantagens de comprar um imóvel à vista, já sabe que essa opção realmente vale a pena. Sendo assim, é hora de colocar nossas dicas em prática e iniciar seu planejamento financeiro. Dessa forma, irá realizar o sonho da casa própria em muito menos tempo e com maior tranquilidade que o esperado.

Responder

+ 40 = 44