noComentários

Como eliminar o mau cheiro do seu veículo

Conheça dicas caseiras sobre como resolver esse problema no seu carro

Se tem algo que nenhum motorista deseja para o seu veículo é que ele tenha odores desagradáveis. Entretanto, esse é um cuidado que muitos acabam se descuidando e, com o passar do tempo, nem percebem que o mau cheiro se instala no veículo.

Contudo, para solucionar esse problema, não é necessário pagar por uma limpeza profissional. Existem várias dicas e soluções caseiras que são perfeitas para solucionar a questão, deixando o seu veículo apto para fazer parte de um aplicativo bom para motorista. Confira no texto abaixo.

Remova a umidade

Caso o mau cheiro seja fruto de um problema ligado à umidade, como acontece quando alguma parte do carro está mofada, é necessário resolver essa questão. Para isso, é possível recorrer a dois métodos: um deles é deixar giz para quadros negros ou cal no assoalho do carro. Por serem feitos de materiais porosos, eles são capazes de absorver a umidade do ambiente.

Outra possibilidade é deixar o veículo à luz do sol com os vidros abertos, além de retirar os tapetes internos para também secá-los bem. Isso irá retirar qualquer resquício de chuva que esteja dentro do veículo.

Maçã

Existem várias formas caseiras de eliminar o mau cheiro de um veículo. Uma das soluções mais populares é utilizar uma maçã. O condutor pode cortá-la em quatro pedaços e deixá-la dentro do carro até que se seque, processo que pode levar cerca de uma semana. A fruta tem como característica a adsorção, aspecto que facilita a retirada do mau cheiro de dentro da cabine.

Bicarbonato de sódio

Outro recurso que pode ser utilizado para retirar o cheiro ruim do veículo é o bicarbonato de sódio, um ótimo aliado para minimizar e neutralizar o mau cheiro de tapetes e bancos. Para isso, você deve colocar um pouco de bicarbonato embaixo dos bancos, no porta-malas, nos tapetes e nos bancos de trás. Antes de colocá-lo, certifique-se que está tudo seco e espalhe-o. Deixe-o agir por cerca de quatro horas antes de retirá-lo.

Vinagre e água

Mais uma solução caseira pode resolver esse problema de vez. Faça uma solução de água com vinagre e coloque em um borrifador, usando-o para borrifar os tapetes, carpete, bancos e o painel do carro. O vinagre é excelente para acabar com o cheiro ruim, sendo útil até mesmo para retirar os cheiros mais fortes, como de cigarro e fumaça.

Carvão

Muitas pessoas não têm ideia sobre isso, mas mesmo o carvão — o mesmo que se usa em churrasco — pode ser útil para esse objetivo. Você pode deixar dois tocos dentro do carro, preferencialmente que sejam grandes e quadrados para evitar que eles fiquem rolando pelo assoalho do veículo.

Assim, você pode colocá-los debaixo dos bancos, prendendo uma folha de papel toalha em cima para evitar que eles sujem o veículo. O carvão funciona como uma espécie de filtro, absorvendo com sucesso o mau cheiro do carro. Mas atenção: é um processo que leva tempo, então ele deve ficar por lá até o odor diminuir.

Odorizador e Ionizador

Também existem soluções não caseiras para resolver esse problema. Os odorizadores são uma opção de baixo custo e que conta com uma diversidade de fragrâncias, sendo vendidos em lojas de produtos automotivos e postos de combustível. Eles liberam um aroma agradável, mas é importante lembrar que, nesse caso, ele está apenas disfarçando o mau cheiro, mas não eliminando o problema.

Já o ionizador é um aparelho elétrico que foi produzido para limpar o ar em ambientes vedados, como o caso do carro. Portanto, o motorista deve deixá-lo funcionando dentro do carro para que eles façam essa limpeza e retirem o mau cheiro.

Limpando o vômito

Por fim, um pesadelo para qualquer motorista é quando uma pessoa ou até mesmo um animal vomita dentro do carro, sujando o veículo e consequentemente deixando o mau cheiro. Nesses casos, o primeiro passo é remover totalmente o vômito do veículo, usando folhas de papel absorvente como papel higiênico ou talha. Evite usar o pano úmido e também não esfregue os resíduos, pois isso irá agravar o odor, além dos rejeitos penetrarem no estofado.

Com o vômito removido, passe detergente em uma esponja e aplique-a na superfície atingida, incluindo bancos. Depois, retire o excesso de água utilizando uma toalha. Por fim, use a dica do vinagre e água citada acima, borrifando e espalhando a mistura no local afetado, além de deixar o veículo secar com os vidros abertos.

Responder

16 + 10 =

5 + = 12